terça-feira, 4 de setembro de 2012

Nova Modelagem para Bandanas

De longe as bandanas sempre foram o produto mais pedido da Lojinha.
Perdi a conta de quantas já fiz, de todas as cores e tamanhos,de malha ou fofix (tecido 100% algodão) das primeiras com bordados miúdos (minha primeira máquina de bordar não ultrapassava os 9 cm!) até os bordados que hoje chegam a ter mais de 20 trocas de linha e demoram mais de 2 horas cada!
Desde as primeiras bandanas que costurei, meu maior problema sempre foi a modelagem!
O fechamento em argolas, que todos já reconhecem nas bandanas Tia Xanda, foi a solução perfeita para a substiuição do tradicional nó - além do risco de abrir (e perder a bandana) é esteticamente feio e incômodo.



Mas como ajustar este "simples triângulo de pano" para as tantas e diferentes raças?
Engana-se quem pensa que trata-se apenas de tamanho. É preciso avaliar as diferenças não só entre as raças, mas dentro delas e especialmente as diferenças entre os sexos.
Um dos exemplos mais clássicos, é a comparação entre Bulldogs e Goldens.
As medidas do pescoço são praticamente as mesmas, girando em torno de 75cm.
Mas Goldens são altos e bulldogs baixinhos, então a altura da bandana (a ponta inferior) deve ser diferente, mais curta no caso dos bulldogs. Ainda assim, outros detalhes neste caso devem ser levados em conta: nos buldogues, é grande a variação na medida do pescoço dentro da raça, em alguns casos até mesmo fêmeas possuem tamanho superior em relação aos machos. Já no caso dos Goldens a diferença entre fêmeas e machos se dá no "peitoral" bem mais peludo dos machos, obviamente com medidas maiores. Mas nem todo macho tem tanto peitoral, assim como a quantidade de pêlos varia bastante, independente do sexo.

Nas bandanas a pronta entrega, especialmente as modelos Fofix , direciono o tamanho de acordo com a estampa do tecido, assim se a estampa é de labrador, o tamanho será compatível com a raça, com algumas variações para mais ou para menos, que se adaptem desde peludos "adolescentes" até adultos "godofofos" - dependendo da disponibilidade de tecido (muitas peças são únicas e exclusivas).

Na lojinha você encontra na página de medidas um esquema que indica a forma para tirá-las corretamente - facilmente você achará o tamanho ideal pra seu filhão peludo.

Novidade mesmo é o novo desenho das bandanas Tia Xanda. Quem já é cliente e for comparar o modelo antigo às novas bandanas, vai perceber que a nova modelagem parece ter "menos tecido". Na verdade a parte superior da bandana está mais angulada, evitando o excesso de tecido que ficava "empapuçado" (cheio de pregas) na área do pescoço. Normalmente quanto maior a raça, maior a bandana e maior o número de pregas. Então dependendo da raça, este ângulo pode ser bem discreto, ou bem acentuado. Chamo este novo modelo de asa delta:

As novas bandanas além do colorido e bordados bacanas que todos já conhecem, estão agora ainda mais confortáveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário