terça-feira, 15 de março de 2011

Meu Anão de Jardim.

Passei toda minha infância em Dona Emma e muitos dos meus amiguinhos tinham aqueles anões de jardim. Algumas casas mais pareciam uma extensão de livros infantis, uma vez que as pessoas não se continham em ter apenas um ou dois anões....já tinham os 7 e ainda adicionavam a Branca de Neve, um flamingo, um sapo...affff - não por nada foram banidos da maioria das casas e considerados extremamente jecas, cafonas.
Hoje encontramos o anão de jardim (e gnomos) em tecidos, brinquedos, em versões craft de feltro muito fofas, e mesmo tachado de kitsch, tem até em uma versão de banco de Philippe Starck(foto) - que eu adoro!
Mas a minha história de criança com anões de jardim foi pura frustração. Fui criada pela minha avó ( a já conhecida "Bisa Maria") e insistentemente eu pedia um anão pra colocar no jardim.Passavam as semanas, meses e nada - ela achava de mau gosto. Mas acabou cedendo aos meus pedidos e finalmente numa tarde de sábado ela chegou com duas caixas de papelão grandes dizendo que finalmente eu teria os meus "enfeites" de jardim.
Enlouquecidamente abri a primeira caixa e a minha surpresa foi ver que haviam vários objetos enrolados em jornal. Pensei que de tanto encher o saquinho, ela já tinha comprado os 7 anões de uma vez. Antes mesmo de abrir o primeiro embrulho eu já fazia planos de onde colocar cada um deles.
Mas aí veio uma sequencial e crescente frustração: todos os embrulhos nada mais eram do que COGUMELOS!!! Sim, Cogumelos, daqueles vermelhinhos (conhecidos cientificamente como Amanita muscaria). Num total de 8 e em 4 tamanhos! Olhei ainda pra ela esperando que talvez houvesse uma terceira caixa...mas não. Agradeci, dei um sorriso amarelo e fui colocá-los em fileira no jardim. Sentei e fiquei imaginando um anão sentado sobre um dos cogumelos...
A verdade é em pouco tempo TODOS os cogumelos "apareceram" quebrados...um a um...e ninguém entendia como: Era o cachorro? Vândalos? O jardineiro?
Não me recriminem. Era muita frustração!!!E olha que não era tão fácil de quebrá-los pois havia uma estrutura interna de ferro que não permitia partir em dois.


Bom, passei mais de 20 anos esperando ter meu anão de jardim, até que um dia, já na faculdade, minha irmã deu a dica para meu namorado na época (o Binho) e finalmente ganhei meu Anão de Jardim - mesmo que ainda morasse em apartamento.
Sempre levando junto comigo,vieram outros namorados,mudanças, outros apartamentos, outras cidades, marido+os filhos peludos...e agora, mais de 30 anos depois o MEU ANÃO DE JARDIM está aqui, no jardim onde passei minha infância, na casa da Bisa!
E querem saber: agora vou comprar uns cogumelos pra fazer companhia num jardim beeem kitsch!

Um comentário:

  1. Ai.... também nunca tive um anão de jardim. Ficava agarrada nos cercados das casas que tinham. Uma em especial tinha tudo...anões, branca de neve e cogumelos. Toda vez que voltava da escola ficava lá grudada na cerca, namorando o mais "lindo jardim do mundo"!!!!!

    ResponderExcluir