sexta-feira, 12 de abril de 2013

Parede de Patchwork (Tecido adesivado)

Tenho fama de "cigana" desde a época da faculdade, mas os últimos foram os piores - nem bem terminava de desencaixotar e já estava de mudança novamente. É uma chatice, mas uma coisa que aprendi nessas tantas mudanças foi fazer reformas, de tudo um pouco, inclusive pintar paredes. Já perdi a conta de quantas pinturas fiz, não é difícil, especialmente se for só pra cobrir com a mesma cor. Mas quando começamos a colorir cômodos com cores diferentes, achar uma harmonia nem sempre é fácil. Nesta nossa última mudança não foi fácil achar uma casa, e a que conseguimos é bem pequena e não estava com a pintura ok. Justamente por isso me empolguei na reforma e resolvi colorir: amerelo no atelier, azul no quarto, bianco sereno na sala... e então faltava um "rosinha" no corredor, ou cubículo como chamamos o espaço. Já tive uma experiência com pintura rosa e não foi das melhores. Achei que desta vez acertaria, mas ficou uma cacaca. Fiquei frustrada e sem a menor vontade de pintar novamente. Enrolei, enrolei até não aguentar mais ver aquele rosa medonho! Tinha que arrumar aquele espaço! Entre muitas idéias bacanas em BLOGs e revistas de decoração, decidi fazer uma parede com tecido adesivado.
O primeiro passo foi a escolha dos tecidos, das cores - como não achei entre os disponíveis no mercado (já são muitos) algum que realmente me conquistasse, resolvi eu mesma fazer. De cara parecia ideal aproveitar restos de tecidos do atelier e fazer um colorido loukérrimo, mas como a área  é pequena e não recebe iluminação natural, fiquei com medo de ficar "pesado". Pra não quebrar mais a cabeça decidi usar a combinação de cores que uso nas bandanas de malha da lojinha e que sempre é muito alegre: rosa/pink, verde(claro), azul (turquesa) e amarelo - comprei tecidos em padrões de poás e listras. Faltava então algumas estampas para dar mais vida: entre os tecidos que tenho atelier, escolhi 2 estampas importadas bem fofas com Matrioskas (rosa) e mini Hedgehogs (turquesa) e 1 nacional floral (amarelo).
Aqui em Tijucas temos disponível prensa térmica e corte a laser e isso facilitou bastante o trabalho. Os tecidos foram adesivados e cortados no mesmo dia! Vocês devem estar pensando: "Depois foi mamata, né?!!"
Nem tanto. Os tecidos foram cortados em quadrados de 14cm X 14cm. Parecia ser um bom tamanho, mas achei um pouco grande quando finalizados.
Resolvi complicar: reservei cerca de 1/3 do tecido adesivado neste tamanho (14X14) e o restante cortei ao meio (7X14) e ainda  mais uma vez (7x7).
Aí começou o quebra-cabeça: o desafio era colar os diferentes tamanhos da maneira mais variada e colorida possível, evitando que em alguma área predominasse uma cor. Deu trabalho e demorou muito mais do que eu havia planejado, mas compensou o colorido final.

Acabamentos:
Problema 1: Apesar da trabalheira extra, parecia tudo bem até chegar a finalização. Comecei pela base da parede e finalizei no topo.O que eu não previ foi o nivelamento. Foi só na penúltima fileira que descobri o desnível entre as paredes. A diferença é pequena, mas tive que medir e nivelar recortando novamente.Com o colorido e as estampas praticamente ficou imperceptível, ninguém olha isso.  Massss....EU sei que não está reto!!!! (Éeee, eu sou perfeccionista!)

Problema 2: quem tem filhos peludos sabe que volta e meia eles fazem das paredes o que eu chamo de "Coçódromo"(entenderam, né?) .E o meu golden Theo adoooora ficar num vai e vem se arrastando pelas paredes. No final da esfregação ele ainda se joga no chão, vira de barriga pra cima e empurra a parede com as patas. Fiquei imaginando se com o passar do tempo o tecido não acabaria desprendendo. Assim,da mesma forma como se faz na Patchcolagem, peguei o ferro e literalmente PASSEI a parede -todinha! E bem devagar pra temperatura agir.Resultado??!! Ficou super colado - perfeitinho! Pra finalizar, na porta do banheiro coloquei minha Tilda fofa com toalhinha de banho e patinho - feita pela Michelle da Mimidolls.
Adorei o resultado!



quarta-feira, 3 de abril de 2013

4 Patchwork na Praia

Aconteceu nos dias 21, 22 e 23/março, em Balneário Camboriú, no Espaço Class Louge, o "4 Patchwork na Praia".
Ainda iniciante nessa área, não participei de nenhum dos cursos/oficinas oferecidos; fui mesmo para conhecer a Feira de produtos e serviços voltados ao Patchwork e também para ver a Mostra Quilt Brasil e Concurso de Quilt do evento. Aqui algumas fotos pra vcs conferirem o que foi apresentado: