quarta-feira, 27 de abril de 2011

Fim de tarde

O fim de tarde visto do Atelier tem me surpreendido dia a dia. Com o passar dos dias e agora com a mudança de estação é impossível não tirar uns minutinhos para apreciar e tirar umas fotocas, não importa se o tempo é bom ou ruim, sempre vale a pena.
E agora já se tornou o "nosso momento": é a hora do dia que dou uma parada no trabalho do Atelier, sento com os guris e curtimos o finalzinho da tarde...


terça-feira, 26 de abril de 2011

Fungi I - Cogumelos no Jardim

Todos vocês já sabem da minha paixão por cogumelos. Morar num lugar como a casa da Bisa, cercado de jardins e plantas nessa época do ano tem sido especial, uma vez que o clima e principalmente a umidade ajudam na proliferação desses fungos. Aqui não se encontram aqueles "vermelhinhos de bolinhas brancas" (Amanita muscaria), embora tenha a lembrança de ter achado um exemplar quando era criança. A grande maioria varia de tons do branco ao amarelado marrom, com formas bem delicadas até os mais robustos. Sendo morcegona de carteirinha, não costumo acordar cedo, mas para observar e fotografar em áreas abertas (como o gramado do jardim) não tem jeito, porque o calor do Sol desidrata facilmente e rapidamente eles "desaparecem". Mas ainda assim é só andar pelas redondezas e em áreas mais cobertas (por copas de árvores) e úmidas que se encontram muitos deles. Aqui algumas fotinhos tiradas nestes últimos dias:


segunda-feira, 25 de abril de 2011

Volker Kraft = "Egg Man"

A Árvore de Páscoa dos Kraft / Texto: PattyBraga

Na Alemanha, uma das tradições da Páscoa é a Eierbaum (ou Osterbaum), a árvore decorada com ovos coloridos.Na cidade de Saalfeld, a 150Km de Berlim, a família Kraft monta todos os anos, desde 1965, sua Eierbaum no jardim de casa, atraindo visitantes com a beleza e variedade de decorações em cada um dos ovinhos feitos artesanalmente pelos próprios membros da família. No início, o casal Volker e Christa levava um dia para montar a árvore, ainda com poucos ovos. Atualmente, a família Kraft leva uma semana, em 5 pessoas, para acomodar os 9.800 ovinhos de Páscoa decorados.

Fotos do site Oficial: Eierbaum Saalfeld

Der Osterbaum - A Árvore da Páscoa

Para todos aqueles que perguntaram sobre a Árvore de Páscoa, uma breve explicação sobre essa tradição (por Pr. Hachtmann):

Entre os vários símbolos usados na Alemanha durante a Páscoa, está o Osterbaum - a Árvore da Páscoa. (Os símbolos têm sua origem na antiga Germânia, a região da hoje Alemanha. A língua germânica deu origem ao alemão, inglês, neerlandês e às línguas escandinavas). As tradições da Páscoa, como as de outras festas religiosas, têm sua continuidade na Alemanha de hoje e foram levadas a outros países pelos que emigraram. A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho são colocadas cascas de ovos coloridas, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor. Colocamos ovos porque o ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dalí ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida nova que surge para a luz do sol. A Páscoa é Vida, Ressurreição, Esperança e Alegria, apesar da Sexta-feira Santa com a crucificação de Jesus. "Eu vivo, vós também vivereis", é a sua mensagem gloriosa.
( Pr. Hachtmann - http://www.luteranos.com.br/202/mensagem/2003-mar3.htm )

Como e quando montar a Osterbaum?
Na Sexta-feira Santa coloque em um vaso um galho totalmente seco, sem nenhuma folha, deixando-o exposto em local visível na casa e finalmente no Domingo de Páscoa, ao levantar, ornamente-o pendurando os ovos.
- a árvore da Páscoa (Osterbaum) pode ser retirada a partir do segundo Domingo após a Páscoa.

Nossa primeira Osterbaum (em 2004) - Fedo adolescente:




















domingo, 24 de abril de 2011

Coelho Saudoso

Nos últimos anos a maioria dos feriados e datas festivas sempre foram distantes da família e junto dos amigos. Agora que nos mudamos pra casa da Bisa, este ano passamos em família, mas diferente do esperado ao invés de acordarmos cedo para a típica "caça aos ovos"( que eu adoro!) e do almoço com comida típica, tivemos somente um jantar no sábado à noite - isso porque boa parte da família já ia pegar a estrada de volta ainda no domingo de manhã ou logo no início da tarde.
Pela primeira vez senti MUITO a falta dos "AMIGOS-família" que estiveram sempre junto da gente. Ao colocar os ovos de páscoa nas árvores do jardim (Osterbaum in natura), foi inevitável:
Imaginei a Zoe (do Timo e Fê) ajudando a colocar os ovinhos na árvore...quem sabe se juntando ao Mateus (da Kety e Chico)....ou a Bella e Mel (da Cintia e Rogério) correndo com os guris...ou ainda uma mesa de páscoa grega (da Cris e Gus) sob as árvores cheia de comidinhas gostosas!
Deixo aqui algumas fotos nossas de hoje de manhã....desejando a todos uma Feliz Páscoa, em especial a esses amigos tão queridos, que mesmo distantes sempre estão nos nossos corações!!! FELIZ PÁSCOA!!!




sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sexta-feira Santa = Lama!

Se é dia de comer peixe, então é dia de entrar na lama!!!
Quando criança fiz muuuuito disso, ainda tenho a lembrança do cheiro de peixe+lama.
É lama até as orelhas literalmente!!! Na época éramos em uns 7 primos e mais alguns vizinhos. Muita guerrinha e tombos. Depois de toda bagunça tirando os peixes ainda íamos tomar banho de rio pra "tirar o grosso" da sujeira. Era divertido demais!!!
Mas hoje me juntei aos expectadores e fiquei nas fotos.
E é ÓBVIO que não levei os guris. Cenário possível: A Petchu nem chegaria perto da água; o Fedo ia achar nojento e no máximo ia sentar na beirada da lagoa; já o Theo...afff, nem quero imaginar!!!


quinta-feira, 21 de abril de 2011

Jardim de Páscoa!

Amanheceu com uma baita trovoada e achei que meus planos de jardinagem tinham ido pro espaço. Mas ainda de manhã apareceu um solzão e então na companhia do maridão e da "filharada" conseguimos colocar a mão na terra...
Na área que hoje é o jardim dos guris só havia um rancho de guardar ferramentas e as antigas parreiras de uva do meu tio. Agora já temos o essencial: está cercada e tem o "mijódromo".
Como o resto ainda vai levar um tempinho pra ajeitar, pelo menos arrumamos algumas floreiras pra esperar o coelho.
Detalhe: Theo é muito metido a jardineiro!!
Acho que se "nascecem bolinhas", com certeza ele já teria plantado algumas...


quarta-feira, 20 de abril de 2011

Coelho Noturno!
















Ontem começamos a decorar a casa da Bisa Maria pro feriadão de Páscoa. Lembrei destas luzinhas que comprei há dois anos atrás e nunca tinha usado, adicionei umas cenouras com glitter e olhem que resultado bacana! Está decorando a varanda da casa.
Vai que o coelho aparece à noite, né??!

Rio - Movie 3D

A gente foi...e é fofo demais!
A música, os personagens....tuuuudo de bom.
E o que é o Bulldog Luiz??!!! Que figura!
Não percam! Não percam! Não percam!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Resultado - QUIZ de Páscoa!


1 Lugar (11 acertos)
- Evanir Tomio (
Mel/Schnauzer)
2 Lugar (10 acertos)
- Tatiana Signori ( Laika, Maple, Clara, Anakin, Troy, Yo
da e Wendy/corgis e goldens)
3 Lugar (09 acertos)*** Empatadas/sorteio:
- Miriam S. P.dos Santos (Brigite/cocker e Nicolas/dálmata)
- Cintia Andreia Ito (Bella/Golden retriever) SORTEADA!
- Eliza M. Yamamoto (bernardo/Bulldog)
- Karen Thomsen (Drika e Duda/goldens)
Respostas na Lojinha:



segunda-feira, 11 de abril de 2011

Na Bucólica Dona Emma....(parte I )

Domingos são dias em que normamente acordamos tarde - não sou do tipo que acorda cedo, muito menos no domingo. Então logo depois do almoço resolvemos dar uma passeada pela bucólica Dona Emma. A intenção é reservar alguns finais de semana e aos poucos rever lugares que há tempos eu não visitava. Aqui os primeiros registros -Bairro de Nova Esperança: